segunda-feira, 2 de abril de 2012

Motivação - Precisamos dela !

Querida Vigis,


                                 Algumas Vigis me perguntam como consegui! O que me motivou   a não desistir?
                           Fiz uma retrospectiva,  concluí que  quando me olhava não me sentia tão gorda! Apesar das roupas não sentarem bem,  acabava encontrando uma que me agradasse!
                               Quando um "modelito" caia no meu gosto, repetia sempre - Calça sem bolso (para não aumentar mais), camiseta mais larguinha, com uns paetês para chamar atenção para a blusa e não para mim e uma jaqueta ou casaquiho mais curto! Me achava linda! Virou minha fardinha preferida!
                               Quando me olhava de perfil, achava estranho, percebia que estava mais "larga" de lado do que olhando de frente, mas logo arrumava uma distração e achava que era só impressão! Lembro de uma conhecida que dizia que quando ela morresse e fossem perguntar a causa a resposta seria de "impressão" - A Miliquinha morreu de impressão ! Ela reclamava que ninguém acreditava nas doenças dela e que a causa da morte, para os filhos, seria "impressão"! Estava igual, tudo era impressão! Mais larga de lado do que de frente? Impressão! A blusa não fecha? Impressão, já ganhei apertada! Estava cabendo nas roupas tamanho 12 quando meu número era 4? Impressão, forma menor ! Pois é, era só impressão! 
                                 Tá bom, e o que tira a impressão? A certeza de que é preciso fazer alguma coisa! Que chata, óbvio! Se fosse tão óbvio a gente não teria engordado tanto!
                               Assim, respondendo a pergunta lá do início, acho que o começo para perder a impressão e conseguir seguir a dieta, foi arrumar um bom motivo ! Lembrar desses motivos me manteve na linha e ajudou a não cair na tentanção dos desejos!
                          Qual? Não sei, pensa! No meu caso, tive alguns! O primeiro, que já falei milhares de vezes, foi ajudar a minha filha! Eu não podia desistir, sob pena dela também o fazer!  Se fosse apenas por mim, não sei se teria resistido a um francês, o pão, deixem de ser maldosas! Adoro pão e foi de cara o primeiro a ser diminuído! No início, comia um pão francês, mas depois, quando vi que  estava emagrecendo, troquei mais do que feliz pelo  de forma light e nem como extra eu comia!
                        Deu certo! Pode parecer bobagem, mas quem sabe se você encontrar um motivo "externo" consiga persistir? Se fosse só por mim, a vontade de  comer um belo pão com patê, presunto royale e mussarela valia mais a pena do que não engordar! Ah, já estou gorda mesmo e o desejo de comer o sanduíche era muito, muito, muito maior do que o de emagrecer! Essa só aparecia na hora de me arrumar para sair e olhando no espelho, não me achava tãooo gorda assim! Resultado, comia o dito do lanche e já desistia do regime! 
                        Pensando bem, ter um motivo "externo" me ajudou bastante! Não podia desistir por causa da Vivian e depois, não podia desistir porque tinha uma meta própria, queria chegar aos 50 quilos e, enquanto não chegasse neles, não pararia!
                           Quem sabe funciona para vocês também? 
                         Olha, não se trata de falta de auto-estima, não é isso! É apenas para tirar  o foco do nosso desejo! O desejo de comer é grande, principalmente nas primeiras semanas! É normal, o estômago ainda está dilatado e o cérebro, este ser a parte que vive dentro de nós, vai continuar mandando mensagem de que está com fome! O dito é medroso, fica preocupado de não conseguir nos aquecer no inverno! Mas vamos fazer como o Rei, vamos mandá-lo para o inferno até que ele veja que não vai morrer de fome!Tão inseguro o coitadinho!
                     Enfim, vamos pensar num motivo "externo", mas VERDADEIRO! Não vale se for só para enganar! O cérebro é imaturo mas não é burro! Sei lá, faça uma promessa para o Santo de devoção; ou  leve a mãe, a filha, o marido, a amiga e combinem de se ajudarem a não desistir; faça um "cartão de enfrentamento" para nunca esquecer as metas, como sugeriu a Vanessa, quando o famoso "pensamento gordo" chegar, olhe o cartão e lembre quão importante  será se manter firme no propósito; ou desafiem o cérebro, quem é mais forte você ou o vício ? Sei que quando o desejo bate é avassalador, mas precisamos resistir, encontrar uma forma de ludibriá-lo! Você não precisa passar fome, pode comer, temos alimentos zero ponto, várias opções, mas precisamos lutar contra a vontade de comer AQUELA coisinha gostosa, aquela torta de chocolate, o sorvete com calda! Mas calma, tenha paciência, será só no início porque com o passar das semanas e os quilos indo embora, você não precisará de nenhum motivo externo!        
                      Assim, pense num motivo, acredite nele, aceite o desafio e leve a sério! É uma prova de resistência mesmo! Não é fácil e por isso precisamos de ajuda, de motivo "externo", interno, qualquer um! Acredite, será só  no início, depois tudo fica mais fácil!
                         O espelho mostrará que vale a pena!
     
        

6 comentários :

  1. Que legal, Flavinha!
    Você me fez lembrar um trecho de um livro que eu li uma vez....
    Dizia que no caminho do emagrecimento era importante fazer um "cartão de enfrentamento" para nunca esquecer as metas.
    E quando o famoso "pensamento gordo" viesse te visitar, o cartão de enfrentamento te faria lembrar quão importante era se manter firme no propósito!
    Acho que vou fazer um cartão de enfrentamento com as minhas metas....
    Adorei seu post... Mais uma vez me fez mais forte!
    Bjoooos e um ótimo feriado!
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Vigis Vanessa :),

      Ótima idéia! Um cartão de enfrentamento, gostei, vou complementar o post! Obrigada!
      Já está na casa da tua mãe? Mande meu abraço para ela!
      Beijo

      Excluir
    2. Já estou em Minas sim, Flavinha!
      Viemos de carro ontem (mtas horas de viagem, mas foi uma viagem bem tranquila!)

      É a primeira prova de fogo depois que entrei no programa!
      Conhece casa de mineiro? Sabe o que significa "comida de mãe" depois de muito tempo fora de casa? rs...
      Estou tranquila... anotando tudo... E dessa vez acho que vou gastar todos os meus Pro-pontos extras. ahahaha. Ainda bem que POSSO e tenho 49 deles... rs....
      Muita água e alimentos zero de prontidão na geladeira...
      Já falei tanto de você ontem! Ela vai adoraaaaar esse abraço! rs...
      Ela ficou feliz em saber que estou contando com o seu apoio!
      E ficou toda emocionada quando leu o que você disse no e-mail: "EU TE ADOTEI, MENINA"....
      Acho que é mais confortável pra ela saber disso!
      Depois vou te escrever contando daqui......

      Boa páscoa para você e toda sua família!
      Um abraço com todo meu afeto!

      Vanessa

      Excluir
  2. Oi Flávia, adorei o post, realmente é tudo o que a gente sente não é mesmo? Estes dias estão sendo difíceis para mim, pois acho que tô no platÔ: aumentei a atividade física, diminuí os pontos e nem sequer um grama a menos nas duas últimas semanas... Dá vontade de jogar tudo pro alto às vezes, mas quando li o seu post me acalmei...
    Um bj grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanessa,
      Talvez seja o caso de trocar os alimentos que está comendo! Uma das dicas da orientadora! Já tentou? Pode nem ser a quantidade, mas a o tipo! beijo

      Excluir
  3. Oi ,Maravilhoso este seu post,muito bom encorajador,estou feliz por saber que voce está disposta a nos ajudar,obrigada.Beeeeeiiijjjos.

    ResponderExcluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.