segunda-feira, 14 de maio de 2012

Manutenção - Programa Pontos - Para o Bruno

Querida Vigis e Bruno,

             O Bruno atingiu a meta! Parabéns querido! Você é motivo de orgulho para nós, exemplo a ser seguido! Tua cota é de 28 Pontos diários + 35 PontosFlex por semana. Vamos lá, vai dar certo! Conta comigo.
             E você, também atingiu a meta? 
             Parabéns, conseguiu! Sabia que daria certo para você também! Não há erro, basta fazer direitinho! Não é mesmo Bruno?
          Agora vamos começar a nova etapa, MANUTENÇÃO! 
         É um momento delicado, porque ainda se está com a cabeça voltada para o emagrecimento e apartir de agora o objetivo passa a ser outro, ou seja, subir na balança e os ponteirinhos estarem parados no mesmo número, dia após dia! 
        Maravilha? Tudo o que sempre quis? Sendo pessimista, não funciona desta maneira! Se é uma das minhas e se pesa todo santo dia, digo que será um problema. Subir na balança e não ter perdido nada ou até engordado algumas gramas é pânico total! Precisava falar para mim mesma - calma, tranquila, junto! Você não precisa mais emagrecer! 
        Então vamos com calma e prestando atenção no nosso corpo.

      Dica 1 - 
                    Só comece a manutenção quando atingir o peso que você colocou na  cabeça como meta final. O que quero dizer com isso? Se sua meta pela tabela é 52 quilos, mas você quer chegar nos 50, não comece a manutenção porque não vai dar certo e acabará sem saber como seu corpo funcionará, de verdade, na nova etapa.  Não adianta parar nos 52 porque vai sabotar a manutenção, até chegar no peso "sonhado" . Tudo bem que estou sendo auto-referente e você pode não ser assim, blá blá blá, mas não conheço nenhuma mulher que não esteja SEMPRE 2 quilos acima do peso, mesmo que tenha o corpo da Gisele Bundchen. Retomando, chegue no seu peso desejado e só então começe a manutenção. Estou falando para pessoas "normais" e não para aquelas anoréxicas, que precisam de ajuda psiquiátrica. Estou falando para ex-gordinhas que estão com medo de engordar e querem ter uma folga para negociação. Fui clara? 
                       Continuando, já chegou no peso "sonhado" ? Você vai continuar emagrecendo na manutenção talvez mais 1 ou 2 quilos. O processo leva 6 semanas! Assim, reavalie o  peso "sonhado" para não ficar igual a um maracujá de gaveta, toda enrrugada, pele flácida e opaca! A beleza não se resume apenas na magreza, é o conjunto da obra. De nada adianta estar vestindo 36, com cara de 86! Fica feio, ri dí cu lo! Pego pesado mesmo, pode achar ruim!
                      No programa antigo há uma continha e no novo ainda não sei, preciso me informar.
Dica 2 - 
                     Depois de saber a nova cota, avalie seu peso após 7 dias. Se o peso não variou mais do que 500 g - Continue com a mesma Cota Diária e os PontosFlex na semana seguinte. Se perdeu 500 g ou mais, aumente sua cota diária em 1 Ponto para cada 500 g perdidos e continue usando os mesmo PontosFlex. Se ganhou mais de 500 g, diminua a cota diária em 1 ponto para cada 500 g que ganhou.

Dica 3 -
                   Repita a dica 2 até seu peso se estabilizar em 1 quilo para mais ou menos da sua meta. O desafio é controlar a variação de peso durante 4 semanas consecutivas. Gente, depois de perder peso, o objetivo é que consiga manter a conquista para sempre  e a manutenção é a etapa fundamental para isso.

Dica 4 -
                  Continue fazendo escolhas inteligentes dentro da sua cota diária. A cota aumentou, mas ainda não está liberada para comer  sem contabilizar.  Pode comer o que quiser, como sempre, dentro de uma cota , com pontosflex e jornal pessoal. Anote, será muito importante quando se tornar Vitalícia!

Dica 5 -
                   Qual a sua cota de manutenção? Me diga idade, sexo, altura, peso atual e nível de atividade fisíca cotidiana (sentada todo dia (secretária, recepcionista, estudante, motorista, administrador); geralmente em pé, sentado ocasionalmente (balconista, cozinheira, professor de sala de aula, gerente de loja); caminhando (carteiro, garçom, vendedor); trabalho árduo o dia inteiro (enfermeira, jardineiro). Aqui não preciso saber dos exercícios físicos. ) que calculo para você. Não vou postar a fómula porque fico preocupada que as Vigis do programa ProPontos se confundam e acabem com uma cota errada. Sinto-me responsável por você querida Vigis!


                 

7 comentários :

  1. Gostei de entender um pouco sobre a manutenção. Sempre tive curiosidade. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarice,
    Pois então, eu também tinha a maior curiosidade e ficava preocupada se a manutenção levaria em conta, exatamente, o tanto de pontos que eu consumia no dia.
    Ainda não sei como será a manutenção no novo programa, mas saberei, em breve.
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Flavia, te perguntei anteriormente, sobre a quantidade de Propontos. E no caso do programa de Pontos, quantos seriam prá mim? 59 anos, 1,53 e 65 kilos. E aqui, onde encontro mais informações?

    Gratíssima e parabéns pelo atendimento!

    ResponderExcluir
  4. Tenho 32 anos, comecei VP em abril, tenho 1,63m, comecei com 70,7k e estou com 63k, minha meta inicial eram menos que 64, cheguei no 63 a 1 mes e não emagreço mais... se for para a manutenção, qto devo comer... qto um vitalicio pode comer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Me explica algumas coisas primeiro: você faz o programa ProPontos? Faz sozinha ? E a meta foi estipulada por vc mesma?
      Na manutenção pelo programa antigo, o que fiz, havia uma formula para calcular a quantidade de pontos na manutenção, no novo,não sei. Mas recomendo que vá aumentando uns 3 pontos por semana, durante 1 mês e controlando o peso semanalmente para ver o resultado. Se continuar emagrecendo precisa adicionar mais.
      Vamos conversar para ver o que fazer depois que me responder.
      Abraço

      Excluir
  5. Não fiz sozinha, parei faz 1 mês de ir nas reunioes, a monitora não me passou meta final, falou pra eu pesar menos que 64 e depois que cheguei falou que seria bom mais uns 3 quilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Tenho um post que fala do peso ideal, olha para ver qual seria o teu. E tenta adicionar alguns propontos como te falei.

      Excluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.