sexta-feira, 15 de junho de 2012

Tiramisú do Vigilantes

Querida Vigis,

          Vocês conhecem Tiramisú?

                    O tiramisù que numa tradução livre significa "puxa-me para cima", assim chamado por ser muito energético e usada para revigorar os boêmios, segundo a lenda. É uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária de Treviso, região do Vêneto, e que consiste em camadas de pão de ló (em geral substituído por biscoitos do tipo inglês ou champagne) embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e polvilhadas com chocolate amargo. Mas a receita original comporta muitas variações. 
                  É a sobremesa preferida do Papa Bento XVI.
                  Legal né?
                 Para receita original engordiet, clique aqui
                    A receita dos Vigilantes do Peso

Tiramisú


  • ProPontos / porção: 6 ou 5 Pontos
  • Porções: 8
  • Tempo de preparo: 25 min.
  • Dificuldade: Intermediário

Ingredientes

2/3 de xíc. de açúcar confeiteiro
240 g de cream cheese light
1 ½ xíc. de creme chantilly
½ xíc. de açúcar
¼ de xíc. de água
 3 claras de ovos
½ xíc. de água quente
1 C.S. de açúcar
1 C.S. de café expresso granulado
2 C.S. de licor Kahlúa
20 biscoitos champanhe sem açúcar
½ c.c. de cacau em pó

Modo de Preparo

Numa tigela, misture o açúcar confeiteiro com o cream cheese e bata em velocidade alta. Acrescente 1 xíc. do chantilly e envolva delicadamente.
Numa tigela refratária, misture ½ xíc de açúcar, a água e as claras de ovos. Leve ao fogo em banho-maria fervente. Mexa a mistura para aquecer um pouco. Bata em velocidade alta até formar picos de neve firmes. Retire ¼ das claras de neve misture à tigela anterior. Adicione o restante das claras de neve e misture levemente para formar um creme fofo.
Em outra tigela, misture ½ xíc. de água quente, 1 C.S. de açúcar, o café e o licor. Corte os biscoitos ao comprido. Num recipiente retangular de louça, faça uma camada com os biscoitos arrumando-os com o corte para baixo. Regue com a metade da mistura do licor. Cubra com a metade do creme. Repita o procedimento: biscoitos, licor e creme. Espalhe o restante do chantilly e salpique o cacau em pó. Espete palitos nos quatro cantos, cubra com um plástico e mantenha na geladeira por 2 horas. Corte em oito porções.
POR PORÇÃO:
226 Calorias, 5 g de Proteína, 30 g de Carboidrato, 7 g de Gordura Total, 4 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 41 mg de Colesterol, 200 mg de Sódio, 0 g de Fibra, 49 mg de Cálcio.

2 comentários :

  1. Oi Flávia lindona! Eu adoro tiramissú, mas no momento, não posso abrir excessões porque ando oscilando muito no peso e não saio da casa dos 70 nem por decreto! Tá fogo! Estou a pensar fazer uma detox de três dias porque a coisa tá feia!

    Um beijo com saudades do teu cantinho! Estive off mas já cheguei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida,

      Estava sentindo tua falta! Chegou no famoso platô? A orientadora recomenda que quando isso acontece, empacar num determinado peso, é para mudar os alimentos consumidos. Eu acabava comendo a mesma coisa, mas não tive este problema. Qualquer ajuda é só escrever :) bj

      Excluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.