quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tabela de Conversão de Medidas

Querida Vigis,

       Márcia mandou para nós uma 'tabela de conversão de medidas específica de alguns alimentos' que descobriu no encarte Casa e Comida, da Revista Casa e Jardim (página 138, nº14, Dez/11-Jan/12, Editora Globo). Segue transcrito:

"TABELA DE CONVERSÃO DE MEDIDAS
As medidas brasileiras não são padronizadas, por isso, muitos chefs preferem dar as recietas em gramas ou mililitros, para serem mais precisos. Caso você não tenha uma balança em casa, pode se guiar pela tabela abaixo, com as medidas que costumam ser mais usadas no Brasil.

Farinha de Trigo 1 xíc. = 120g / 1 C.S. = 7,5g
Chocolate ou Cacau em Pó 1 xíc. = 90g / 1 C.S. = 6g
Manteiga ou Margarina 1 xíc. = 200g / 1 C.S. = 15g
Açúcar 1 xíc. = 180g / 1 C.S. = 12g
Sal 1 C.S. = 15g / 1 c.c. + 5g
Fermento Químico 1 C.S. = 12g / 1 c.c. = 4g
Líquidos 1 xíc. = 240ml / 1 C.S. = 15ml"

         Eu utilizo umas "colheres medida" e também as " xícaras medidas". Com as colheres fica mais fácil, mas xícara, vamos combinar que temos de vários tamanhos para a mesma finalidade.


5 comentários :

  1. 1 c.c. nao seria 1 cc, mas sim uma colher de cha, certo? Essas siglas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MR,
      Não entendi a dúvida. Se for algo errado nas medidas me mostre pq não consegui ver.
      Quando escrevo minhas receitas, "cs" significa colher de sopa e "cc" significa colher de chá.
      Obrigada,
      beijo

      Excluir
  2. Olá Flavia! O meu nome é Carlos.
    Parabéns pelo blog, é muito bom mesmo!
    Estou em dúvida com relação à medida de um alimento que para mim é fundamental: o arroz integral. Pelo guia de bolso, meia xícara de arroz integral cozido pesa 90g e tem 3 propontos, correto? Porém, pesei 90g de arroz integral cozido na balança e notei que é muito mais do que cabe em meia xícara. Diria que é uma xícara inteira. Você pode me ajudar a esclarecer, já que está mais acostumada com o tamanho das porções? Se puder, pese os 90g e veja a quantidade que dá!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos,

      Não tenho arroz integral, mas pesei 90 gramas de arroz comum cozido e coube em 1/2 xícara própria para medida. E nem precisei apertar com a colher. Assim, use a balança, pese 90 gramas e seja feliz com seu arrozinho!
      Abraço

      Excluir
    2. Valeu Flávia!
      Abraço!
      Carlos.

      Excluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.