quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Salada verde ao vinagrete de Morango

Querida Vigis,

       Receita do Vigilantes do Peso -
Salada verde ao Vinagrete de Morango

Ingredientes
12 morangos médios sem cabos
1 cebola chalota (doce) pequena picada
2 cs de suco de laranja
4 cc de vinagre balsâmico
2 cc de azeite
1/4 de sal
3 xíc de folhas verdes, variadas, tipo baby ou rasgadas
1 xíc de folhas de espinafre pequenas
2 cs de amêndoas fatiadas torradas

Modo de Fazer

Molho
1 - pique 6 morangos
2 - divida os morangos restantes em 4 partes e separe.
3 - Num processador de alimentos, bata a cebola, o suco de laranja, o vinagre, o azeite e o sal.
4 - Numa tigela grande, misture as folhas, o espinafre e os morangos cortados ao meio.
5 - Regue o vinagrete e misture.
Rende: 4 porções de 1 1/2 xícaras = 2 ProPontos

11 comentários :

  1. Legal a receita. adoro colocar frutas na salada... amiga, vc falou que queria comentar sobre cardápio. Pode sim, com certeza, todo comentário é bem vindo, pois é justamente isso que queremos...com os comentários a gente consegue ver o que estamos errando e o que podemos mudar. Eu como o que eu tenho vontade...não consigo resistir muito as minhas vontades...mas to me policiando dia a dia...bjs
    um bom dia...
    http://www.comomelhorlogoemagreco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Primeiro, gostei do teu blog e da forma como fala com as meninas, parabéns!
      Segundo, a idéia do Vigilantes é a que se coma, preferencialmente, o que se gosta. Mas por outro lado, não podemos esquecer que o objetivo é emagrecer e, pelo menos no início, será preciso abrir mão de algumas coisas e trocá-las por outras menos pontuadas e que também sejam do seu agrado (sei que sabes)
      Quanto ao cardápio:
      a) 1/2 xícara de leite desnatado é pouco para a primeira refeição do dia, acho que vale a pena tomar um xícara com 2 Propontos.
      Já o pão francês pode ser substituído por pão de forma light, para variar,o da Wickbold integral, sem casca tem 3 ProPontos para 3 1/2 fatias. Podes comer 2 fatias no café e quardar a 1 1/2 para com outra preparar um sanduíche (2 fatias = 2 ProPontos é só somar o recheio de cottage com azeitona, por exemplo)
      b) Cookies - devem ser evitados, totalmente, são muito, muito, muito calóricos. Se gostar muito de biscoito, sugiro que compre uns diet ou lights. comprei um da marca Hué, cookies de soja com banana e canela onde 8 unidades tem 5 ProPontos. Pode dividí-los ao longo do dia para matar a vontade. Insisto, que o ideal é não comê-los e substituir por fruta. No programa novo eles recomendam o consumo das frutas, por serem mais saudáveis, no lugar destes lanches.
      c) no almoço do domingo, tudo bem que é no domingo, dia de folga, e vale comer arroz, feijão, picanha e salada. Mas batata frita com torrada de pão francês é muito.
      d) a carne moída, a não ser que seja de carne bem magra, é bastante pontuada. evito comer pq 1/2 xícara (100g)muito pouca carne, tem 5 ProPontos, mas aí é questão de gosto mesmo. E não daria 12 ProPontos para a panqueca. No máximo 8, dependendo da massa. Pode usar o Rap10 light que tem 2 ProPontos, salvo engano.
      e) mingau de aveia? tem certeza que quer gastar 4 ProPontos num mingau ? Não prefere um sanduíche de pão de forma light com blanquet de peru ou peito de peru com cottage ou requeijão pelos mesmos 4 ProPontos?
      f) 2 ovos no lanche é muito. Um já é muito, imagina 2. Coma uma fruta no lugar dos ovos ou só o activia. Pode também, jogar o activia para o café da manhã ou para outro lanche.Utilize 1 dos ovos com mais 1 clara para preparar uma omelete com seleta de legumes, por exemplo para o jantar acompanhada de salada.
      Resumindo:
      Lembre que está querendo perder peso e não pode comer tudo, alguns alimentos precisam ser evitados. Mas não falou que a idéia é comer o que se gosta? Sim, mas a idéia é que estas coisas sejam descontadas dos propontos extras porque não é para fazer parte da alimentação diária. Cookie não é comida saudável, é guloseima, é luxo. Sei que descontou os excedentes dos teus ProPontos Extras, mas indago, cookie, ovo, mingau de aveia, batata-frita, torrada de pão francês é no que quer gastar seu presente? Se a resposta for afirmativa, não considera o que estou falando.
      Eu prefiro gastar os meus pontos extras num jantar especial ou num doce especial e te digo, quando estava frequentando as reuniões para perder meus 14 quilos, não utilizava quase nenhum extra. Mas como falo sempre, o prazer que sentia comendo não chegava nem perto do desabor de não ter perdido os quilos que planejei para a semana.Então, reflita e veja o que é melhor para você.
      Espero ter ajudado em alguma coisa, sou palpiteira mesmo e se quiser trocar mais idéias, é só escrever.
      beijos
      beijo

      Excluir
  2. Vixi! Taí uma conversa prá gente ler todo dia! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia!!!Fiquei mega enciumada com o personal vigis que vc deu no cardapio da nossa colega...rsrsrsrs. Brincadeiras a parte, achei super bacana, e como estou há semanas tentando perder alguma coisa e a balança contar mim, pense se vc poderia dar uma "olhada" no meu cardapio diario. Bjs e obrigada desde já!!
    06:50: 02 c.s. mistura de cereais (farinha linhaça, farelo de trigo e farelo de aveia receitados por proctologista para o intestino preso)com meia xic. leite desnatado (03 propontos).

    07:20 - 02 fatias de pão de forma integral ligth com cottage ou requeijão light, 01 x. cafe com acucar e 4 biscoitos maizena (06 propontos)

    10:00 - Uma fruta

    12:30 - Salada sempre muito variada e peito frango pequeno (04 propontos)e mais algum ingrediente pontuado na salada: milho, azeitona, ou molho de salada (01 proponto)

    15:00 - Fruta

    17:00 - 2 fatias pao forma integral light 01 fatia FINISSIMA de queijo (mussarela, minas, prato).04 propontos

    19:30 - Estou tentando não comer carboidrato a noite, então esta semana tenho comido a maçã assada as 19:30 com passas (01 proponto)

    21:00 - 01 iorgute light (01 proponto calculado pela tabela de calorias) com uma colher sobremesa de semente de chia (coloco de mollho em meia xicara de agua uns 30 minutos antes e vira um gel, espero que vc já tenho lido sobre "as maravilhas da semente de chia",) pontuo 02 propontos para chia (03 propontos)e vou dormir com um saldo de 03 propontos quase sempre.

    Quando estava consumindo carboidrato era sempre pão de forma light com queijo cottage, ou requeijão, ou peito de chester, cafe sem açucar e as vezes algum biscoito de polvilho, num total de 06 a 07 pontos (normalmente meu saldo final diário). Há duas semanas não gasto quase nada dos meus pontos estras, no máximo 09.
    E ai?? o que vc acha? Dá pra fazer alguma coisa??
    Beijos!!! E obrigada mais uma vez!!! Preciso eliminar logo estes benditos 02 quilos pra atingir a meta dos vigilantes - 66 kg(porque a minha pessoal já atingi- 68 kg) virar socia vitalicia, parar de gastar dinheiro nas reuniões, já são 07 meses de vigilantes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simônia,

      Adorei a personal Vigis, ahahahah Mas só percebi o tamanho do post depois de feito. Sinto falta dessas dicas nas reuniões, se eu fosse orientadora, faria algo parecido com as meninas, mas sei que são muitas, etc e a idéia por lá não é de atendimento personalizado.
      Quanto ao teu cardápio,achei muito bom, de uma maneira geral, mas, (sempre tem mas)
      Sim, antes que esqueça, porque come a "gororoba" do nutricionista as 6:50 e o café as 7:20?
      a) no café, veja só, toma leite, a gororoba, pão, bolacha e café com açucar. Sugiro que coma ou o pão ou as bolachas, com o cottage ou requeijão, pode uma geleinha diet. Coma uma fruta aqui também para dar uma saciedade maior.Café com AÇUCAR ? Sério? (Sobrarão alguns pontos aqui, talvez uns 3)
      b) no almoço, acho que come muito pouco. Frango com salada, por mais variada não mata fome por muito tempo. E o arroz, feijão, macarrão, batata, carne vermelha, peixe? Não entram no teu cardápio? Errado, muito errado. Precisa comer mais no almoço, inclusive tua macarronada preferida. Tudo bem que não quer comer no jantar, mas no almoço pode e deve. Deverias comer 9 ProPontos no almoço e 5 no café, ao contrário do que faz.
      c) as frutas de lanche estão perfeitas, é a idéia do Vigilantes mesmo. òtimo
      d) no lanche das 17 h, último de carboidrato do dia, incremente seu sanduíche com 1 azeitona e atum, por exemplo. Coma algo que dê saciedade, até mesmo a macarronada, se desejar, no lugar do sanduba (pelo que sei, até as 18 h pode)
      e) maçã assada no jantar pode ser comida também, mas com outra coisa. Quem sabe uma omelete com 1 ovo + 1 clara e seleta de legumes, como sugeri para a nossa amiga Equilíbrio?
      f) Você acaba comendo muitos farelos, grãos, "gororobas" que sei que são necessárias para teu intestino, mas também pontuam e não são comida de verdade. E a sopa? deve comer antes do almoço e do jantar, ajuda muito, não esquece.
      Resumindo:
      Na minha opinião, você está distribuindo mal tua cota, comendo menos do que deve, principalmente no almoço e não está emagrecendo o tanto que gostaria.
      Amanhã, faça um café com 6 ProPontos, almoço com 10 ProPontos, jantar com 6 ProPontos e com os 4 restantes prepare os lanches, pode ser o sanduba ou não coma. Eu comia quase todos os dias meus pontos todos, não comia os Extras nem os Ativos, mas os da cota diária mandava tudo. No mais, as fruta ajudarão, já sabe que pode escolher morango, kiwi, pêssego, que são menos calóricos. Para o almoço estou falando de comida de verdade, carne com batata assada ou arroz e feijão com carne e salada, por exemplo.
      São só 2 quilinhos, falta pouco, vamos lá que vai conseguir. Já és uma vitoriosa e ainda vai perder mais quando começar a manutenção.
      Espero ter ajudado, se quiser, escreva o que pretende comer amanhã, com os pontos calculados poque sabes melhor do que eu as quantidades e podemos modificar juntas ,se preciso. Que tal?
      beijo

      Excluir
  4. Ah... muito bom, to adorando estas orientações preciosas. Vamos lá, vou me justicar, esclarecer alguns pontos e tentar melhorar meu cardapio com a sua ajuda!!! A gororoba é de manhã porque a medica orientou que fosse de manhã e porque ela fica na geladeira e é mais dificil de "carregar". O café com açucar é porque tomo café no meu trabalho (Escola Publica)e só tem café com acuçar e verdade seja dita, tenho preguiça de acordar mais cedo pra fazer e tomar meu café em casa e depois que tomo a gororoba preciso de um tempo pra poder tomar o cafe. Vou incluir uma fruta no cafe da manha conforme sua sugestão e tentar tirar o bicoito Maizena (que eu ADORO!!!!!. O almoço é mais complicado porque compro marmiex num pequeno restaurante de comida MINEIRA ao lado do meu trabalho. A variedade de saladas é otima, mas as comidas são deliciosas e pontuadas demais (feijão tropeiro, feijoada, angu, etc) Mas duas vezes na semana eu como arroz com feijão, cane vermelha não gosto e peixe só tem na quaresma.kkkkk E o ultimo lanche também faço no meu segundo trabalho, então levo o que é mais pratico, porque se eu fizer um pão com um pate de queijo cottage com azeitonas por exemplo e colocar no pão a noite (sempre preparo os lanches a noite) ate eu come-lo no dias seguinte as 17 hs ela fica muito "molhado". ai saio do serviço as 18:oo vou para aula de Pilates e chego em casa as 19:30, MORTA de cansaço e preguiça, mas vou tentar variar o lanche da noite com omelete como vc sugeriu... RESUMINDO: de imediato consegui visualizar as seguintes melhoras que posso fazer: incluir uma fruta no cafe da manhã, eliminar o biscoito doce no café e tentar "enriquecer" o almoço e variar o lanche das 19:30. Ah e também como diariamente uma ou dua porções de gelatina diet. Bjs!!1 e OBRIGADA de NOVO!!!! To adorando demais esta PERSONAL VIGIS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simônia,
      Entendi tudinho agora! Vamos repensar então.
      1 - Gororoba fica
      2 - café com açucar fica
      3 - Não tire o biscoito que gosta tanto e é mais fácil para você comer na Escola, imagino. Varie, se quiser, com o pão ou os cookies zero da Hué, por exemplo.
      4 - Não consegue levar a marmita de casa? Preparar o frango com menos gordura, arroz, feijão e o macarrão com o molho de tomate light ? Só estou perguntando, sei que não se tem tempo para nada, e se eu não tivesse a Nia aqui em casa não ia funcionar. Mas continua achando que precisa comer mais no almoço. Precisamos pensar num jeito.
      5 - Prepare o sanduíche com requeijão e o blanquet, pode colocar a azeitona e champignhon,para dar gostinho. Torre o pão para montar,as vezes faço isso.Enrole com plástico filme ou alumínio e coloque naqueles potinhos próprios para sanduíche.
      6 - COMA O BISCOITO, ainda que em menor quantidade, se é importante para você, não se prive de tudo. Sabe como funciona.
      beijo

      Excluir
    2. Flávia querida!!! Obrigada pela atenção de sempre. Vou tentar melhorar o almoço e o lanche da tarde com certeza. Preparar comida em casa é realmente impossivel!! Tá vendo só porque digo e repito que vc deveria virar orientadora. Seria a melhor de todas com certeza. Entra lá no site do Vigilantes e cadastre seu curriculum. Quem sabe?? O meu orientador é Funcionario de Banco do Brasil durante o dia e orientador a noite. Só espero que quando vc virar Orientadora ainda tenha tempo para o Blog. BjS!

      Excluir
  5. Olá!
    Eu também estou adorando as orientações e a Personal Vigis, rs porque as de todas servem prá todas!

    Flavia, eu também almoço na rua grande parte da semana, e gostaria de saber por exemplo, da possibilidade de calcular a refeição que fiz ontem... quantos Propontos tem aqui:
    1 colher de arroz (daquelas maiores) beem rasinha
    1/2 concha de feijão preto da feijoada (embora ele seja cozido com tudo dentro, havia só o feijão)
    2 pedacinhos de carne seca (tipo ½ palma da mão cada uma)
    1 cs de farofa
    Couve minera
    2 cs de molho de feijoada

    No café da manhã, como tenho o estomago delicado, tomo um capuccino que eu mesma preparo. Duas colheres de chá cheias, são o suficiente para 1 xícara de chá.
    Vou passar a receita, se interessar, fica minha contribuição.

    1 cs de cacau em pó Garoto(não usar achocolatado)= 2 Pp
    9 cs de leite desnatado Itambé(é mais consistente)=12 Pp
    4 cs de açúcar = 4 Pp
    4cc de café solúvel = 0
    1cc de bicarbonato de = 0
    Total= 18 Pp.
    Cada 2 colheres de chá cheias, 1 Proponto, ou seja, 1 dose.
    Costumo contar quantas colheres de chá cada receita tem, para não me enganar, mas em média, tem 37 colheres, ou seja, 18 doses.
    Se usar algum chocolate em pó com açúcar, como o do Padre, diminuir a quantidade de açúcar.
    Fica uma delícia, ele borbulha por causa do bicarbonato e a gente pode usar naquela hora em que a vontade de comer um doce é irresistível nesse friozinho.

    Agradecidíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, daria, uns 15 ProPontos para teu almoço. Lembre qua a comida é preparada sem economia de gordura o que aumenta e muito os Pontos e dificulta o cálculo. Mas sabes muito melhor do que eu calculá-los, quantos achas que tem? Vou anotar a receita do capuccino para postar. Obrigada.

      Excluir
  6. Oi Flavia, grata por achar que sei anotar melhor que você, mas não tenho sua experiência, de modo algum, quem me dera, rs... talvez seja um pouco mais ligada nos propontos justamente por estar começando e preocupada em não ultrapassá-los, creio que uma ansiedade natural de início. Percebo você muito mais tranquila do nós que estamos por aqui aprendendo. Na feijoada, por exemplo, melhor me render à sua conta, porque na minha fui muito generosa: 13 propontos, rs! Valeu!!

    ResponderExcluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.