quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cerveja Light

Querida Vigis,

       Maurício leu a matéria do UOL e lembrou de nós!
        Lembre que uma latinha de cerveja tem 3 Pontos ou 5 ProPontos, que a light tem 3 ProPontos ou 2 Pontos e a sem álcool, 1 long neck (355ml) tem 1 ProPonto (não sei quantos pontos).
       Afinal, hoje é feriado e depois é feriadãooooooo!
        A bebida é feita com teor de álcool reduzido

Quem está de dieta e não quer cortar a cerveja do happy hour pode optar por versões light. Com redução de até 25% de calorias, a bebida, segundo a mestre cervejeira e sommelier Cilene Saorin, tem como característica ser ainda mais leve do que as cervejas pilsen.
O que garante a menor quantidade de calorias é o teor alcoólico reduzido. "O álcool é uma das substâncias mais calóricas que existem. Cada grama contém  7 calorias, por isso quanto maior o teor alcoólico de uma cerveja, maior será a quantidade de calorias", explica Eliane Colis, nutricionista do Instituto de Medicina Sallet.
Regina Pereira, diretora do departamento de nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de SP, alerta que ainda assim o consumo deve ser feito com moderação. "O recomendado para quem não quer ingerir muitas calorias é tomar até três latinhas, pois se tomar uma grande quantidade de nada vai adiantar a troca", afirma.
Os pacientes diabéticos devem ficar atentos ao consumo, pois a cerveja light tem maior quantidade de açúcar do que a normal.
Associação
A cerveja está sempre associada com porções fritas e calóricas disponíveis nos bares. Para não ganhar todas as calorias eliminadas com a troca da cerveja normal pela light, escolha sempre opções com baixo teor de gordura.
"O ideal é um petisco mais leve, como o tremoço, que é um grão de baixo valor calórico, azeitona, berinjela, peito de peru e até mesmo uma saladinha", recomenda Pereira.
Evite comer pães em excesso e petiscos gordurosos, como provolone à milanesa, batata frita e calabresa frita.
Sabor
Para reduzir as calorias, a cerveja light tem redução de teor alcoólico e carboidratos e tem mais água acrescentada em sua fórmula. "Do ponto de vista sensorial, elas são ainda mais delicadas e menos intensas do que as cervejas mais populares brasileiras", explica Saorin.
Para que a cerveja light chegue à mesa com uma boa qualidade sensorial, não pode haver nenhum
desajuste tanto na produção quanto no transporte e armazenamento.
"Alguns processos como congelar e depois descongelar, além de deixar a cerveja esquentando no sol, afetam a qualidade de qualquer cerveja, especialmente a da light", exemplifica.
Mercado
O mais recente lançamento dessa categoria foi a Itaipava Light, do Grupo Petrópolis, mas a Ambev também já teve em seu portfólio o mesmo tipo de bebida, que não foi bem aceito pelos consumidores na ocasião.
Para Saorin, um dos motivos da rejeição foi a procura dos brasileiros por diferentes informações sensoriais. "Existem mais de 120 estilos de cerveja e quando a pessoa é apresentada a diferentes informações é difícil ela optar por uma cerveja como a light, que tem pouca expressão sensorial", explica.
A mestre cervejeira reconhece que atualmente há um nicho de mercado interessado em cuidar do corpo e da saúde e que optaria pela light, mesmo diante de outras cervejas consideradas mais 'gastronômicas'.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Lanchinho de Presunto no Muffin de Ervas -

Querida Vigis,

       Vamos fazer um teste? Faça o cálculo de quantos propontos ou pontos tem o Muffin recheado com base na tabela nutricional abaixo.
        A receita eu peguei no site da Sadia.

Lanchinho de Presunto no Muffin de Ervas
 
6 pontos
7 Propontos
Lanchinho de Presunto no Muffin de Ervas
A hora do lanche fica ainda mais gostosa com esse sanduíche, montado em muffin levemente adocicado, com toque de ervas!
rende 12 porções

Ingredientes

Para os Muffins:
  • Farinha de Trigo
    2 xícaras de chá Farinha de Trigo
  • Fermento em pó
    1 colher de chá Fermento em pó

  • 1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio
  • Sal
    1 colher de chá de Sal

  • 1/2 xícara de chá Leite

  • 3 colheres de sopa de margarina cremosa
  • Alecrim
    2 ramos de Alecrim picado
  • Tomilho
    4 ramos de Tomilho picado
Para Rechear: 
1/2 embalagem de requeijão light

  • Queijo Branco
    12 fatias de Queijo Branco

  • 24 fatias de Presunto Cozido sem Capa de Gordura 
  • Modo de Preparo para os Mufins
  • numa vasilha, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar. Faça uma cova no centro e junte os ovos, o leite, a Qualy e as ervas. Misture bem com uma colher até obter uma massa homogênea. 
  • Ligue o forno em temperatura média (200 ºC).
  • Unte com margarina 12 forminhas para empada (5 cm de diâmetro fundo x 7 cm de diâmetro boca x 3 cm de altura) e preencha-as com a massa até ¾ da capacidade das formas. Acomode as forminhas numa assadeira e leve ao forno por 12 minutos ou até que estejam completamente assados. Deixe amornar e desenforme-os.
Para Rechear
  • 01
    Corte os muffins ao meio, espalhe um pouco de requeijão em cada fatia e sobre a camada de baixo acomode 1 fatia do queijo Minas, 2 fatias de presunto dobradas e cubra com a outra fatia do muffin. Termine de montar os lanchinhos e sirva.

Informaçãoes Nutricionais


Valor Calórico 248 kcal = 1038,33kJ
Carboidratos 25 g
Proteínas 13 g
Gorduras Totais 11 g
Gorduras Saturadas 5,10 g
Colesterol 46 mg
Fibra Alimentar 0,50 g
Sódio 460 mg

História de Sucesso - Adriana Peixoto

Querida Vigis,
Drica e Sergio - Conseguiram!!! Parabéns!!!


      Adriana escreveu contando a história dela e do marido Sérgio Ricardo! Vocês acreditam que quando escrevi o post - História de Sucesso - Sérgio Ricardo - não sabia que "ele" era o marido da Drica? 
      Bem, o importante é que eles estão fazendo o programa juntos e isso já é sucesso garantido!
      E com vocês a  incentivadora do marido,corredora e vencedora na luta contra a balança, a Vigis Drica:

      
        "Olá Flávia,

        Me chamo Adriana e meu marido encontrou seu site enquanto buscava a tabela ProPontos dos Vigilantes.
       Em 2004 decidi parar de me pesar pq foi nesse período que cheguei aos 78kg e já vestia 44 apertado (utilizando botão aberto disfarçando com cinto, deprimente!). Não sou baixa, tenho 1.72m, e por conta disso tem sempre aquela falsa impressão de que não estamos tão acima do peso, falsa ilusão. Em 2004 decidi que faria um esforço para emagrecer, cuidaria mais de mim, queria chegar aos 25 anos com um corpo mais enxuto, mas nem sonhava que voltaria a vestir 36. Perdi bastante peso com academia e eliminando alguns itens da alimentação, mas continuava longe do ideal. Em 2005 mudei de emprego e ao lado do escritório tinha uma clinica ortomolecular, ali eliminei uns 12kg e assim me mantive. Estava bem magra para minha altura, aí naturalmente voltei a vestir 38 e estava bem.
       Depois de descobrir o Pilates em 2008, chegou a vez de descobrir a corrida em 2009. Tudo certo até o dia que Pilates fechou as portas em 2011 e eu fiquei só com a corrida. O manequim 38, mesmo correndo bastante, estava apertado e algumas calças nem fechavam. Alerta vermelho, só correr não fazia com que eu perdesse peso, o problema estava na alimentação! Foi aí que entrou a dieta ProPontos, com a difícil missão de eliminar uns kg que insistiam em permanecer estacionados.
Meu peso ideal estava em 60kg quando fazia Pilates. Antes do Propontos eu saí de 65 para 61,9 seguindo a dieta que a ortomolecular passou em 2005 ... um bom resultado. Comecei a ProPontos com 61,9 em 02.05 e atualmente estou na 4 semana e já eliminei 1,1kg. Nada demais! Acredito que quando menos temos para perder, mais difícil eliminar os kg apegados que insistem em continuar ali ... grudadinhos. Seguirei firme até baixar de 60kg, 59.5kg.
       O grande barato dessa história foi o Sergio ter se encontrado com a dieta, já que ele era fã incondicional da dieta da proteína e a fazia assim que ganhava mais de 8kgs. Ele vivia no efeito sanfona. Na sua última investida na dieta da proteína resolvi dar um basta, falei que aquela seria a última vez que ele faria essa bagunça no organismo e pedi para que ele procurasse uma alternativa mais saudável. Sugeri Vigilantes e foi assim que tudo começou ...
       Ele começou a dieta em 02.05 com 95kg, ele mede 1.88, e atualmente está com 89.5. Perdeu mais de 1kg por semana e está conseguindo controlar a ansiedade e as porções, além de não ser mais tão guloso com doces. Sabe que se sair da linha terá que poupar no dia seguinte e está seguindo com suas pontuações sem desanimar. Viva!
       É isso! Resolvi me inscrever no sorteio e contar um pouco da nossa história com os ProPontos :)

Beijos!

Drica Peixoto"
     
      Drica, amei! Virei fã do casal! 
      Sei o quanto é importante um apoio para conseguir levar a dieta, não é fácil, passamos por momentos de desânimo, com certeza. E quando o ponteiro da balança não sai do lugar? Dá vontade de cortar os pulsos de tristeza! Mas é assim mesmo, nós já sabemos. Nosso corpo não é uma máquina programada para funcionar sempre do mesmo jeito. Se até o computador trava e é preciso "resetar" pensa no nosso organismo, cheio de hormônios, líquidos e sólidos, sem falar naquela coisinha temperamental que temos dentro do peito que costuma bater sob o comando daquele outro ser aparte que gosta de seguir suas próprias regras! Teimoso, como é mesmo o nome dele? Lembrei, cérebro!
       Parabéns e obrigada por compartilharem conosco suas histórias que servirá de exemplo para todos nós!
      
      
      

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tomate Recheado com Ricota


Querida Vigis,
     Gostei da receita do Cybercook e com poucos pontos se não utilizar a castanha no preparo.
     Lembre de usar bem pouco azeite e queijo ralado também. A receita não é light e precisa ser adaptada para o Vigilantes. Posto apenas como sugestão e cada uma faça da forma menos calórica possível.
    Usem suas tabelas e calculem direitinho.
 Porção : 1 Tomate =  2 ProP ou Ponto 
Ingredientes:
10 unidades de tomates (zero ponto)
200 g de ricota (15g = 1 ProP ou P)
3 dentes de alho amassado (zero)
2 cs de azeite extra virgem ( 1cs= 3ProP ou P)
2 cs de castanha-de-caju
quanto baste de queijo ralado




Modo de Fazer

Lave bem os tomates. Corte a tampa e retire a polpa de cada um. Para que fiquem de pé, corte uma pequena ponta da outra extremidade e reserve. 
Aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Refogue o alho por alguns minutos, até que fique dourado. Junte a castanha e misture, até que fique um pouco tostado. Apague o fogo e junte a ricota. Misture bem. 
Recheie os tomates um a um, e coloque num refratário previamente  com um pouco de óleo, para não grudar. Polvilhe um pouco de queijo ralado em cada um, e coloque no forno médio para gratinar. 
Assim que o queijo estiver dourado, está na hora de servir. 

domingo, 3 de junho de 2012

História de Sucesso - Sérgio Ricardo

Querida e querido Vigis,

          
          Outro dia uma amiga me perguntou se ganho alguma coisa com o blog. Respondi que ganho ao saber que estou sendo útil, que alguém lerá e se identificará  com meus textos. Ganho ao ver que tantas pessoas me acompanham, ganho ao ler os comentários da Vanessa, as dicas da Márcia, a confiança da Simônia, a alegria da Luize ao ganhar a calculadora, com a "Expatriada"  tão presente todos os dias , com a Viviane que sempre me fala - oi Flávia sou eu a Vivi e hoje com o Sérgio Ricardo que me falou:     
         
          Flávia, graças ao seu blog com valiosas dicas, desde 02/05/12 até hoje 02/06/2012, perdi 7Kg com a dieta propontos. Comi tudo que gostava, só que em menor quantidade e a única atividade física que fiz foi caminhar. Tenho 1,86m, 88Kg (comecei com 95Kg) e 38 anos! 
         Segui rigorosamente a marcação dos pontos e o único ajuste que fiz foi utilizar 26 pontos diários ao invés de 32 (segundo cálculo da inernet) 
       Nos últimos 5 anos vinha brigando com a balança. Em 2005 pesei 107Kg. Tentei dieta da proteína, dieta da sopa, todas fracassadas.

A do Vigilante foi ideal. Desde 2006 não alcançava a marca de 88Kg.

Muito, muito obrigado pelo excelente blog que você mantém, estimulando e ajudando muitos a emagrecer. Virei seu fã!
[desculpe a falta de acentos](coloquei os acentos Sérgio)

Sérgio Ricardo,

      Você me deixou emocionada! Que alegria saber que contribui, mesmo que simbolicamente com teu emagrecimento!
      Menino, você é gigante quase 2m ! E eu minúscula! ahahahaha
      Parabéns pela conquista e pode contar com minha ajuda!
      Olha,  você está comendo muito pouco. Tua cota, com base no peso atual, altura, idade e sexo é de 41 ProPontos diários + 49 ProPontos Extras! Não tenha medo de comer a cota, você vai continuar emagrecendo e talvez até emagreça mais porque o organismo gasta calorias na digestão.
      Obrigada pela palavras tão gentis!

      Um abraço 
      Flávia

Monitor ProPontos - Inscrições encerradas

  Querida Vigis,

    As inscrições estão encerradas!
    Chegamos aos 35.000 acessos! Fico tão alegre com isso! Adoro escrever no blog, mas gosto mais ainda ao saber que vocês me acompanham. Obrigada!
        Bem, vou preparar o sorteio! 
        Boa Sorte!