quarta-feira, 10 de abril de 2013

Pães indianos

Querida Vigis,

        Receita do Vigilantes do  Peso!
        Adorei!
      

Pães indianos

  • ProPontos / porção: 4
  • Porções: 4
  • Tempo de preparo: 44 min.
  • Dificuldade: Fácil

Ingredientes

 ½ xíc. de farinha de trigo integral
¼ de xíc. de farinha de trigo comum
½ c.c. de sal
4 c.c. de óleo de canola
¼ de xíc. de água morna
 ¼ de couve-flor (pequena), sem miolo, ralada grossa
½ c.c. de gengibre descascado ralado
1 pitada de pimenta-caiena ou calabresa
 

Modo de Preparo

Numa tigela pequena, misture as farinhas e a metade do sal. Acrescente 2 c.c. de óleo; com as pontas dos dedos, esfregue a farinha no óleo. Adicione, aos poucos, ¼ de xíc. de água morna, enquanto continua mexendo, até formar uma massa homogênea. Sove a massa na tigela por 8−10 minutos, até que fique macia e flexível. Deixe descansar por 30 minutos em local morno.
Enquanto isso, numa frigideira grande antiaderente, aqueça o restante do óleo. Acrescente a couve-flor e cozinhe por 5 minutos, até amaciar. Retire do fogo e acrescente o gengibre, o restante do sal e a pimenta.
Forme 4 discos iguais com a massa. Recheie com a couve-flor no centro. Feche e dobre como um triângulo e polvilhe a superfície com um pouco de farinha de trigo. 
Aqueça uma frigideira grande antiaderente untada com óleo em spray. Aqueça cada pão por 2 minutos de cada lado para dourar por igual.
POR PORÇÃO (1 pão): 124 Calorias, 3 g de Proteína, 18 g de Carboidrato, 5 g de Gordura Total, 1 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 0 mg de Colesterol, 299 mg de Sódio,  3 g de Fibra, 12 mg de Cálcio.
 

2 comentários :

  1. olá, meu nome é Renata.
    Estou fazendo um programa de Reeducação alimentar por conta propria e seu blog tem me ajudado muito.São varias dicas e informações muito preciosas, obrigada.
    Tenho uma duvida quanto ao calculo dos propontos dos alimentos industrializados.Já vi em sites a informação: (Calorias/50)+ (Gorduras/12) - (fibras/5), mas a calculadora online do vigilantes também pede o valor dos carboidratos, então para calcular na mão eu uso o valor dos carboidratos também ou a formula acima está errada? Agradeço imensamente pela ajuda e também por manter este belo blog atualizado de dicas e informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,

      Acho bastante complicado estes cálculos! Prefiro usar as calculadoras online ou as do Vigilanes (papel ou eletrônica). Já viu o post sobre os programas? Já vi algumas "fórmulas", mas acabava dando errado.
      Infelizmente não posso te ajudar nisso, não sei fazer os cálculos na mão. Mas qualquer outra coisa que precisar e seu eu puder colaborar, conte comigo.
      beijo

      Excluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.